Marque já o seu exame

Actualizando constantemente os equipamentos de imagiologia, fazemos face aos desafios do diagnóstico médico em ambulatório. A Clínica de Ressonância Magnética do Algarve tem como objectivo ser um valor seguro e de confiança no diagnóstico clínico e também no acompanhamento imagiológico da doença.

Marque já o seu exame

Ressonância Magnética

O QUE É?

O QUE VAI ACONTECER ANTES, DURANTE E APÓS O EXAME?

(Clique aqui para obter o folheto informativo)

O que é a Ressonância Magnética?

A Ressonância Magnética consiste num método de diagnóstico por imagens de muito boa qualidade da zona do corpo em estudo.

O aparelho em si consiste numa abertura cilíndrica (túnel) circundada por uma estrutura de grandes dimensões (magneto) com uma mesa móvel.

Este exame tem radiação?

A Ressonância Magnética não utiliza radiação ionizante potencialmente prejudicial (Raios-X). Os componentes básicos são um for
t
e campo magnético e pulsos de radiofrequência.

Não existem efeitos adversos conhecidos, contudo, dado que existe um forte campo magnético, se possuir dispositivos tais como pacemakers, desfibrilhadores, clips aneurismáticos e determinados implantes cocleares NÃO deve entrar na sala de Ressonância Magnética.

Quanto tempo demorará o exame?

Existem vários tipos de estudos de Ressonância Magnética com diferentes durações. Um exame em condições normais demorará entre 10 e 30 minutos. Exames mais complexos podem demorar até 60 minutos.

Como me devo preparar?

O exame de Ressonância Magnética, dependendo do tipo de estudo, pode requerer um jejum até quatro horas antes da realização do mesmo.

Durante o ato de inscrição na receção, ser-lhe-á entregue um questionário de segurança bem como um documento de consentimento informado relacionados com a realização deste exame. Ambos os documentos têm como objetivo garantir a sua segurança e evitar quaisquer procedimentos prejudiciais.

Ao ser chamado pelo(a) técnico(a) para o exame ser-lhe-á pedido que retire a sua roupa bem como objetos pessoais e que coloque uma bata para o efeito.

Tenho de levar uma injeção?

Em alguns estudos de Ressonância Magnética existe a necessidade da injeção de um produto de contraste durante o exame. A injeção contribui para a melhor visualização de estruturas anatómicas e na deteção e caracterização de lesões, melhorando as imagens e fornecendo informação adicional importante.

Vou sentir alguma sensação anormal durante o exame? O que esperar?

Para iniciar o exame será posicionado(a) deitado(a) numa mesa móvel que será dirigida até ao centro do aparelho e, dependo da região do corpo em estudo, poderá ser colocado um outro equipamento (antena) junto da referida zona para ajudar na correta obtenção das imagens.

Será fornecido um botão de borracha que deverá ser usado de acordo com as instruções do(a) técnico(a).

Durante o estudo ouvirá também alguns ruídos tipo batida bastante audíveis e para os quais serão fornecidos auscultadores para ajudar a minimizar o barulho.

O exame em si não deverá causar dor, no entanto poderá sentir algum calor na região do corpo em estudo. Deverá ainda permanecer sem se mexer de acordo com as instruções do(a) técnico(a).

A acompanhar permanentemente o seu estudo e a garantir o seu bem-estar estará também o(a) técnico(a) de radiologia que, durante o exame, poderá comunicar consigo através de um sistema de intercomunicadores na sala.

Quando terei o resultado?

Depois de acabar a realização do seu exame este será editado, processado e relatado pelo médico(a) radiologista. Dependendo da urgência do exame e do tipo de entrega, a data de disponibilização do exame poderá ser variável.

Para mais informações fale com a assistente da receção ou com o(a) técnico(a) de radiologia que lhe irá realizar o exame.

 

Recomendações ao paciente:

  • Não é permitido nenhum tipo de objeto metálico/magnético na sala de exame, devido ao campo magnético.
  • É necessário que o paciente informe se é alérgico a algum tipo de medicamento.
  • É muito importante que o paciente traga exames anteriores da região do corpo em que será realizado o exame de Ressonância (Ecografia, RX, Ressonância, TC).

Rua D.ª Teresa Ramalho Ortigão 31A R/c
8000-314 FARO
Tel: 289 892 100
Fax: 289 806 468

Hospital de Loulé
Av. Marçal Pacheco
8100 - 503 Loulé
Tel: 289 892 105
Fax: 289 417 367

E-mail: geral@crmalgarve.pt

2013 © Topping
Faro logo_abneves
Portimão logo_cdcportimao